top of page
Foto do escritorMayani Giuberti

O que fazer quando meu filho bate?

Se você tem um filh@ abaixo dos 6 anos, é provável que já tenha vivenciado algumas "boas" situações em que sua criança se descontrolou e agiu batendo no outro, certo?


Pois saiba que é uma reação muito comum no meio infantil, mas nem por isso devemos ser permissivos. Então, como agir com seu filh@ que está tendo esse comportamento? Antes de tudo, você deve compreender em que fase do desenvolvimento el@ se encontra, o que já te ajudará bastante. Vamos lá!


*Crianças de até aproximadamente 3 anos possuem a parte racional do cérebro menos desenvolvida e são mais impulsivas, o que exigirá de você uma maior frequência nas intervenções. Dessa forma, manter o seu racional predominando será fundamental na atuação 😉: primeiro, segurar a mãozinha com gentileza e firmeza, mostrando à ela que não é legal bater pois MACHUCA (e não porque é feio. Vamos falar disso mais à frente). Aproveite para nomear a emoção que você percebe que ela está sentindo, assim lhe ajuda no processo de identificação. Redirecionar para o que é necessário, como o "carinho" (pessoas gostam de carinho) e, em seguida, redirecionar para outra atividade ou outra coisa que lhe desperte seu interesse.


*Crianças acima de 4 anos estão saindo da fase egocêntrica e já começam a ter uma maior capacidade de perceber o outro. Dessa forma, além de mostrar que bater não é legal, já se pode conduzir numa perspectiva de inversão de papéis e perguntar "como você se sentiria no lugar d@ coleguinha"? Ou também "como você acha que el@ deve estar se sentindo"? Aqui também já se pode utilizar a técnica de direcionar o foco para soluções: "o que acha que pode fazer pel@ colega agora"? Ou "como acha que poderá agir da próxima vez para que isso não aconteça"?


Com essas alternativas você vai conseguindo conduzir a criança no aprendizado da identificação e controle das emoções, a criar empatia, encorajar a aprender com erros e criar soluções para os problemas! Processo fácil? Não, pois requer aprendizado inclusive dos pais. Mas vale muito a pena! É um trabalho desafiante que vai diminuindo no decorrer do tempo, com resultados muito mais satisfatórios e saudáveis! ❤

Vamos juntos?

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page