Desde o início da vida, as crianças querem praticar as habilidades que as tornarão independentes. Ajudá-las a aprender a fazer coisas por si mesmas, desde vestir-se, tomar banho, enxugar-se, até despejar líquidos em copos e preparar seu próprio lanche, colocam-nas no caminho da independência.
De acordo com a idade, até as crianças pequenas podem ser muito úteis em toda casa! E existe uma infinidade de tarefas domésticas, das mais simples às mais complexas, que elas podem estar executando e, com supervisão e orientação carinhosa, rapidamente aprendem! Então vamos à alguns exemplos de atividades que as crianças são capazes de realizar, de acordo com a faixa etária:
ANTES DOS 2 ANOS:
Permitir que seu bebê lhe ajude em atividades que demonstre interesse, como guardar vasilhas plásticas em compartimentos baixos, entregar-lhe pregadores enquanto você estende roupas, etc.
Permitir que explore determinados tipos de brinquedos sozinho, como blocos de encaixe, sem sua intervenção quando ele não estiver conseguindo acertar. Controle seu impulso de corrigir neste momento, pois ele descobrirá sozinho e ficará orgulhoso de si!
DOS 2 AOS 3 ANOS
A criança já é capaz de se alimentar sozinha, sentar-se à mesa, jogar coisas no lixo, regar plantas, guardar seus brinquedos (ao seu modo), colocar roupa suja no cesto, entre outros.
DOS 3 AOS 4 ANOS
A criança pode ir ao banheiro sozinha (mas ainda com supervisão), arrumar a mochila para a escola ou outro lugar, colocar sapatos sem cadarços e de fácil manuseio, tirar a própria roupa, vestir algumas peças.
DOS 4 AOS 5 ANOS
Limpar pequenas superfícies, guardar parte da louça, lavar vasilhas com supervisão, alimentar o animal de estimação. Se estimulada, limpar-se a si mesma, vestir-se sozinha.
A PARTIR DOS 5 ANOS
A criança já consegue fazer algumas atividades domésticas sozinha, como organizar o quarto, arrumar a cama (ao seu tempo na prática), tomar banho, contribuir na preparação de alguns alimentos, entre outras atividades que você perceberá ser ela capaz de realizar.
Lembre-se sempre de que sua criança está aprendendo e fará à sua própria maneira. Então, paciência, compreensão, apoio e incentivo serão fundamentais para que ela se desenvolva com autonomia e autoconfiança!
Comments