Você já ouviu falar desse termo? Pois ele tem sido muito discutido nos últimos anos quando falamos em educação infantil. Faço aqui uma introdução e uma chamada para a importância de voltarmos boa parte da nossa atenção ao desenvolvimento emocional dos pequenos. Vamos lá!
As emoções estão presentes em nossas vidas desde que nascemos e o papel delas é ajudar a regular o nosso comportamento. Por isso, reconhecer a importância de cada uma delas é fundamental para um bom desenvolvimento psíquico!
Tristeza, medo, ciúme e raiva, por exemplo, são tão normais de serem sentidas e expressadas, quanto a alegria e o amor. Essa "salada emocional" que a criança começa experimentando, geralmente é manifestada de forma intensa e ela precisa de ajuda tanto para reconhecer o que está sentindo (nomear), quanto para encontrar maneiras de lidar.
Por isso, é de extrema importância que os pais/cuidadores assumam seu papel de referência na vida da criança e ofereça acolhimento, validação do sentimento, e crie assim, conexão com ela, direcionando-lhe a melhores formas de condução.
O assunto é vasto e muito rico, e não nos faltará oportunidade de abordar alguns aspectos práticos dessa condução! Vamos juntos?!
Comments