top of page
Foto do escritorMayani Giuberti

Quatro passos para conquistar seu filho e conseguir sua cooperação

Atualizado: 7 de ago. de 2020

Você já se pegou em situações em que acreditou que seu filho aprontou e, ao tentar conversar com ele, percebe sua resistência e muitas vezes ainda ganha uma má resposta? Bem-vindo ao time dos pais em constante aprendizado!


Vamos pensar juntos: qual a chance de você dar abertura e conversar numa boa com uma pessoa que chega te acusando ou julgando? Pouca ou nenhuma chance, não é? Da mesma forma acontece com as crianças!

Elas se sentem encorajadas quando pensam que você entende o ponto de vista delas. E assim que se sentem compreendidas, ficam mais dispostas a ouvir o seu ponto de vista e a trabalhar na solução do problema.


Agora, imagine uma situação conflituosa em que precise orientar seu filho. E como seria se você seguisse os quatro passos abaixo, para criar uma atmosfera favorável em que ele se sinta pronto a ouvir e a cooperar. Vamos conhecer esses passos?


1. Acolha os sentimentos dele, mostrando compreensão (à sua raiva, frustração, medo, etc). Confirme com ele se você compreendeu corretamente.


2. Mostre empatia sem mostrar concordância. Empatia não significa que você está dando permissão, apenas significa que você compreende a percepção da criança. Uma boa dica é você compartilhar alguns momentos que você tenha se sentido ou agido de um jeito semelhante.


3. Compartilhe de forma gentil a suas percepções sobre a situação.


4. Convide-o a pensar em uma solução. Pergunte se ele tem alguma ideia sobre o que fazer no futuro para evitar aquele problema. Se ele não souber, ofereça algumas sugestões até que vocês cheguem a um consenso.


Vamos juntos nessa rede de apoio?!


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que feio!!

Comments


bottom of page